Com população de 4,7 milhões de pessoas, a Irlanda é um país autônomo e independente, ao contrário da Irlanda do Norte, que pertence à Grã-Bretanha, e nos últimos anos vem despertando, cada vez mais, o interesse das pessoas seja para turismo ou intercâmbio. O local preferido? Dublin, a capital, uma cidade jovem e vibrante, dona de uma diversidade cultural imensa, que ao mesmo tempo consegue manter um ar de cidade do interior.

O país tem dois idiomas oficiais: o gaélico e o inglês, sendo que desde o final do século XIX o segundo é a língua mais falada. Além disso, é possível encontrar pessoas falando russo, francês, alemão e até mesmo mandarim. Incrível, não?

Informações

Com cerca de dois milhões de habitantes, Dublin é uma das cidades mais antigas da Europa e está sempre pronta para receber seus visitantes. Os dubliners são extremamente simpáticos e estão sempre se divertindo em algum bar, café ou pub, sendo bastante solícitos para um bom bate-papo. Aliás, nos famosos pubs é possível achar excelentes bandas fazendo um som gratuitamente. A Irlanda, em geral, respira música. Que tal?

Geograficamente, a cidade tem uma localização perfeita. Para se ter ideia, ao mesmo tempo em que está na região costeira, é cercada por montanhas, sem contar que fica a menos de uma hora de Londres e cerca de 1h30 de avião de Paris. Dublin tem o tamanho ideal: não é tão grande, onde você acaba sendo atropelado pelo intenso ritmo de vida; e nem tão pequena, a ponto de deixá-lo entediado. Se você ficar próximo ao centro dá para fazer muitas coisas a pé.

Divirta-se!

Ficar sem divertir? Impossível, simplesmente. Há muito o que se fazer em Dublin; da tradicional fábrica da cerveja Guinness ao Zoológico de Dublin, opções não faltam. Cultura, arte, parques e museus estão a sua espera. O Phoenix Park¸ por exemplo, criado em 1663, possui mais de 700 hectares, sendo que cerca de 30% é coberto por árvores e abrigam muitos animais.

Não deixe de conhecer o Temple Bar, área que envolve um grande número de quarteirões, conhecida também por “Quarteirão Cultural”. Restaurantes, pubs, baladas e cafés estão de portas abertas. Aproveite e faça o tradicional “pub crawl”, um tour pelos pubs da cidade, bebendo pelo menos uma cerveja em cada um deles. Perfeito para os apreciadores da bebida. Outro passeio que vale a pena é pela pitoresca Dún Laoghaire, principal porto de chegada e saída do país, especialmente em direção a Liverpool, Inglaterra.

Programa cabeça

Caso prefira uma programação com mais conteúdo, uma ótima opção é visitar a National Gallery of Ireland e o Kilmainham Gaol, presídio que funcionou entre 1796 e 1924, e oferece um panorama de alguns dos mais perturbantes e profundos temas da história moderna da Irlanda.

Clima

É importante ressaltar que a probabilidade de chover é grande. Todavia, a vantagem é que ela é raramente forte e não prejudica os passeios. Normalmente, não passa de uma garoa fina e, o interessante, é que os moradores não se importam com ela. Acredite, você também se acostumará!

A temperatura, embora dificilmente passe dos 25º C, mesmo no Verão, é bastante agradável. Aliás, nesta estação, o sol nasce por volta das 5h e se põe depois das 21h, o que instiga a realização de atividades ao ar livre.

Já entre dezembro e março, no Inverno, ela fica entre -2º C e 6º C, sendo que o sol nasce por volta das 9h e se pões antes das 17h. Mas, fique tranquilo, caso não seja um apreciador do frio. A maioria dos ambientes internos contam com sistema de aquecimento. Assim, apenas na rua você sentirá um friozinho.

Transporte

Locomover-se em Dublin é extremamente fácil, sendo que os principais meios são o ônibus e o bonde, conhecido como LUAS. Existe ainda o trem, o DART, que liga Dublin aos principais subúrbios do município e às cidades que pertencem ao condado de Dublin.

O ônibus não aceita dinheiro em papel (apenas moedas) e nem oferece troco. O valor da passagem é calculado de acordo com a distância percorrida (#ficaadica). Já o LUAS opera em duas linhas (verde e vermelha) e o valor da passagem também é calculado por zona. A melhor alternativa para utilizar o transporte público é comprar o “leap card”, cartão que pode ser comprado em um dos 400 estabelecimentos conveniados e que funciona como um cartão pré-pago. Os créditos têm duração mensal ou anual. Vale a pena!

Curiosidades da Irlanda

St. Patrick’s Day

Comemorado em março, este é o principal feriado da Irlanda, festa que homenageia o padroeiro irlandês, São Patrício. A data é celebrada com muita música, comidas, bebidas, desfiles e diversão por diferentes cidades, como Dublin, Cork, Limerick e Galway.

Não existem cobras na Irlanda

Reza a lenda que foi o padroeiro do país, St. Patrick, o responsável pelo extermínio delas. No entanto, o fato é que o clima nunca foi favorável para elas se reproduzirem e continuarem na Irlanda.

Bebida

Além das cervejas, outra bebida adorada pelos irlandeses é o chá, preto de preferência, e com leite. No Brasil, café com leite; lá, chá com leite. Experimente, vale a pena!

Horário rígido

Apesar de ser um dos países que mais consome cerveja no mundo, na Irlanda existe um horário delimitado para comprar qualquer bebida alcoólica nos supermercados e lojas de conveniência. Antes das 10h e após às 22h não é possível comprar nada. O único local que você encontrará algo após esse horário é nos bares. Então, programe-se!

Internet

Em Dublin, todos os ônibus contam com internet gratuita. O objetivo é ajudar quem está chegando à cidade.

Irish Breakfast

Um dos pratos mais famosos da Irlanda é o café da manhã. A iguaria inclui ovos fritos ou mexidos, torrada, tomate, bacon, feijão, com um molho de tomate um pouco adocicado, morcela e, em alguns lugares, uma torta de batata e até cogumelos. E aí, topa o desafio?

Sorry

O “desculpe-me” é utilizado em todos os momentos, seja para se desculpar, realmente, ou pedir licença.

Interruptor de luz

Na Irlanda, o interruptor de luz do banheiro fica do lado de fora. Além disso, não há tomadas nos banheiros.

Três da manhã

Este é o horário que os bares fecham na Irlanda. Lá, as baladas começam mais cedo e terminam a noitada antes também.

QUER RECEBER MAIS INFORMAÇÕES? PREENCHA SEUS DADOS E ENTRAREMOS EM CONTATO.

Global Intercâmbio

Global Intercâmbio

Avenida Rebouças 2136 - Pinheiros

São Paulo / SP - Brasil

© Grupo Intercâmbio Global

Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de uso