Como funciona o intercâmbio
O QUE É INTERCÂMBIO?

Intercâmbio é troca. Troca de experiências, aprendizados e cultura. De forma mais objetiva, intercâmbio dá significado aquele tempo que uma pessoa passa no exterior para estudar. Seja estudar idioma, faculdade, ensino médio ou mesmo cursos de férias. Intercâmbio junta o aprendizado em sala de aula, com viagem e vivencia cultural. Em resumo, é uma experiência e transformadora!

QUEM PODE FAZER?

Existem cursos para todas as idades. Em geral, os Cursos de Idiomas para adultos podem ser feitos a partir dos 16 anos, sem idade limite. Já os programas de Férias para Adolescentes a partir dos 10 anos. E se uma criança for no Programa de Família acompanhando de um dos pais essa idade pode baixar ainda mais. Vale lembrar que não existe idade máxima! Cada vez mais pessoas acima dos 50 anos estão indo estudar fora. Caso você seja dessa faixa etária e não se sinta confortável estudando com os mais novos, não tem problema, existem turmas específicas para 30+ ou 50+, por exemplo.

QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO?

Com uma semana de curso você já consegue estudar fora. Você pode escolher o tempo de estudo que preferir. De 1 semana até 1 ano, é possível adequar conforme a sua necessidade e disponibilidade.

Além disso, os cursos de idiomas também oferecem algumas opções de carga horária, que vão em geral de 15h a 30h por semana, basta escolher a que mais se encaixa no seu objetivo.

QUAIS OS DESTINOS EU POSSO IR?

Existem escolas espalhadas pelo mundo todo. Os destinos mais procurados são: Austrália, África do Sul, Argentina, Chile, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Malta, Nova Zelândia.

COMO SÃO AS ESCOLAS?

Você vai estudar numa escola especializada em ensinar o idioma para estrangeiro. Lá, eles recebem alunos de vários lugares do mundo com o mesmo objetivo que você: aprender o idioma e conhecer a cultura local. Por isso, a maioria das escolas promovem diversas atividades culturais opcionais afim de que os alunos interajam entre si e façam uma imersão cultural na cidade.

QUAL O TIPO DE ACOMODAÇÃO EU VOU FICAR HOSPEDADO?

As escolas oferecem opções de acomodação para que sua experiência seja ainda mais completa. Em geral, existem dois tipos de acomodação:

Casa de família (homestay)

Essa é umas das melhores opções para quem realmente quer sentir como é o dia-a-dia de quem mora naquele destino. Você irá morar com a família (que pode ser constituída de várias formas) e tem a opção de fazer algumas refeições com eles. É uma forma de imersão completa, uma vez que a família hospedeira segue sua rotina normalmente como os costumes locais e o estudante que optar por esse tipo de acomodação deve estar disposto a experimentar essas diferenças culturais.

Residência Estudantil

Essa opção é para quem deseja um pouco mais de privacidade. Em geral, são apartamentos ou casas no qual cada estudante tem seu quarto e compartilha as áreas comuns com outros estudantes estrangeiros. Geralmente são acomodações mais próximas da escola em relação a casa de família.

Independente do tipo de acomodação, seu quarto será individual, exceto que você viaje com um amigo e deseje dividir o quarto com ele; ou algum programa especifico que te ofereça essa opção. Algumas escolas também oferecem hostel/hotel. Mas caso você opte por não ficar em nenhuma dessas acomodações não é problema, você tem a liberdade de pegar uma outra opção por conta própria.

QUAL O NÍVEL DE IDIOMA NECESSÁRIO?

Se o seu objetivo é justamente aprender o idioma daquele país, não há pré-requisito. Existem cursos desde o básico até o avançado e você será testado no primeiro dia de aula, para saber qual turma é a mais indicada para você. Caso você busque algum curso para áreas especificas é provável que você precise nível intermediário ou avançado, dependendo do caso.

QUANDO POSSO COMEÇAR?

Toda segunda-feira! Isso mesmo, a grande maioria dos cursos de idiomas tem início todas as segundas do ano. Algumas escolas têm datas de início específicas uma vez por mês. Fale com o seu consultor para saber sobre a escola que você escolheu.

POSSO ESTUDAR E TRABALHAR?

Pode, mas só em alguns países. Atualmente, para quem quer estudar inglês, é possível ter o visto de estudante com permissão de trabalho na Austrália, Irlanda e Nova Zelândia.

VISTOS

Você pode estudar tanto com visto de turista quanto de estudante. Isso vai depender do país, duração e carga horária do curso. Alguns exemplos:

  • União Europeia, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália: Até 3 meses visto de turista. Acima disso necessário visto de estudante.
  • Canadá e Inglaterra: até 6 meses visto de turista. Acima disso necessário visto de estudante.
  • Estados Unidos: Até 3 meses de curso com carga horário de até 18h por semana. Carga horária maior ou mais tempo de curso é necessário visto de estudante.

Para informações mais detalhadas recomendamos consultoria de um despachante de vistos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para fechar o intercâmbio não é necessária grande documentação. Sempre recomendamos que você esteja com o passaporte em dia, válido por seis meses após a volta da sua viagem. Caso ainda não tenha passaporte, não se preocupe, é fácil de tirar e algumas matriculas é possível fazer sem ter o documento em mãos, mas sempre pergunte ao seu consultor para confirmação.

QUER RECEBER MAIS INFORMAÇÕES? PREENCHA SEUS DADOS E ENTRAREMOS EM CONTATO.

Global Intercâmbio

Global Intercâmbio

Avenida Rebouças 2136 - Pinheiros

São Paulo / SP - Brasil

© Grupo Intercâmbio Global

Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de uso