High School

O programa:

Fazer o ensino médio em outro país é ter a possibilidade de viver em um país estrangeiro, conviver com a família hospedeira, com a comunidade escolar e com a sociedade local. Experimentar a vida como estudante regular e fazer amigos de diversas nacionalidades produz resultados que vão muito além do aprendizado da língua estrangeira. O programa pode durar seis meses ou um ano.

Adquirir habilidade para ir e vir de qualquer lugar do mundo, conviver e transitar nas diferentes culturas, compreender perspectivas globais, além do amadurecimento pessoal e do desenvolvimento de autonomia para enfrentar obstáculos da vida cotidiana são alguns dos benefícios dessa experiência única.

Esta experiência é avalizada pela lei de Diretrizes e Bases, que permite a revalidação do tempo estudado no exterior.

Quem pode participar?

Etapas do programa High School:

  1. Entrevista: É um bate-papo para esclarecer o funcionamento do programa. O estudante e seus pais poderão tirar todas as suas dúvidas. Esta entrevista pode ser feita por telefone, skype ou pessoalmente.
  2. Seleção: O estudante fará um teste de inglês, apresentará comprovantes do estudo no idioma do país de destino e preencherá uma ficha de inscrição.
  3. Aplicação: Documento com todas as informações sobre o estudante, seus pais, sua escola, etc – esse dossiê é enviado para a organização/escola estrangeira e logo o estudante saberá se foi aceito no programa.
  4. Aceitação e colocação: Uma vez aceito, a organização dará início ao processo de colocação na família, inscrição na escola, documentação para visto, etc.
  5. Preparação: O estudante e seus pais serão preparados e orientados sobre cada fase do programa.
  6. Embarque: O estudante terá assessoria para o embarque e será preparado para a chegada no pais hospedeiro para ser recebido pelos coordenadores e/ou família hospedeira.
  7. Suporte: Os coordenadores locais estarão à disposição. O intercambista pode entrar em contato caso necessite. Também acompanhamos o programa aqui do Brasil, dando todo o suporte necessário.
  8. Seu ano no exterior: O momento em que inicia o intercambio. O estudante estará com a sua família hospedeira, na nova escola e com os novos amigos. As aulas iniciam, os esportes e as várias atividades extracurriculares da escola também. Aí é só aproveitar o melhor ano (ou semestre) da sua vida.
  9. De volta ao Brasil: No final do programa, o(a) estudante receberá toda a orientação de como convalidar suas notas e continuar seus estudos regularmente aqui no Brasil.

Acomodação: Casa de família ou boarding

Casa de família:
As famílias são rigorosamente selecionadas. As famílias devem oferecer ao estudante um ambiente seguro, agradável e acolhedor. A classe social da família ou profissão dos pais não importam. Importa que a família hospedeira tenha condições de dar conselho, de se responsabilizar e sustentar o estudante. Caráter é importante. A família hospedeira pode ser: pai e mãe, só uma pessoa, ou um casal com filhos, com crianças pequenas, adolescentes ou jovens adultos.

Estudantes hospedados em casa de família geralmente fazem o café na manhã e o jantar com a família. O almoço é feito na escola e o estudante deve pagar por este almoço.

Boarding Schools:
A maioria das boarding schools compensam o tempo da vivência em família com jogos, brincadeiras, atividades extracurriculares e competições. A idéia da boarding school é oferecer formação além de informação, então se trabalha muito em cima de valores, de caráter, de independência, etc. Esta é uma ótima oportunidade para conhecer estudantes de várias partes do mundo e fazer amigos espalhados pelo mundo todo, conhecer uma enormidade de culturas através dos amigos da boarding school.

Na maioria das vezes, essa opção de acomodação é oferecida somente em escolas particulares.

Os estudantes que ficam em boarding (hospedados na própria escola) tem as 3 refeições diárias incluídas no preço. As boarding schools fecham por 2 semanas no período do Natal e interrompem as atividades escolares durante a Páscoa (Spring Break). Os alunos que desejarem podem vir para o Brasil passar essas semanas, ou combinar com os pais naturais de se encontrarem e viajarem pelo país do intercâmbio, países vizinhos ou ainda, aceitar um outro tipo de programação ou acomodação oferecidos pela escola.

Escolas: Pública ou Particular?

Na escola pública, o ambiente tende a ser mais descontraído e o estudante terá a oportunidade de conviver com alunos locais. É bom para quem espera um maior contato com a cultura do país escolhido. As escolas públicas geralmente não exigem uniforme, porém muitas têm um código de vestimenta que deve ser seguido.

A escola particular oferece um ambiente mais seletivo, com menos alunos em sala de aula, e geralmente, é dada grande ênfase à parte acadêmica e a preparação para ingresso nas melhores universidades, além de diversas opções de atividades sociais. Nas escolas particulares o uso do uniforme é, na maioria das vezes, obrigatório.


Currículo escolar

Algumas escolas oferecem um currículo diferenciado e você poderá ver alguns termos que talvez não conheça ou até que lhe seja familiar, quando estiver olhando o material de high school.

International Baccalaureate Program (IB Diploma) – Oferecido em mais de 3 mil escolas e em mais de 135 países, o IB é um programa pré-universitário com duração de dois anos e oferecido para alunos entre 16 e 19 anos.
Um conceito mais antigo do IB dizia que escolas IB seguem o mesmo conteúdo escolar em qualquer parte do mundo. E por conta disso, estudar numa escola IB no Brasil ou IB no exterior, significava não perder conteúdo programático. No entanto, atualmente, o que se diz é que o IB oferece um currículo internacional desafiante que enfatiza o pensamento crítico, a compreensão intercultural e a exposição a uma variedade de pontos de vista. O sistema de avaliação é bastante rigoroso, os alunos aprovados receberão o IB Diploma, amplamente conhecido e mundialmente aceito pelas melhores universidades do mundo.

Advanced Placement Program (AP Diploma) – Basicamente, alunos que se destacam em determinadas matérias, a escola decide por criar a classe AP daquela matéria e esses alunos são coordenados por um professor.
Os alunos cursam matérias em níveis avançados de estudo obtendo créditos que se sobressaem nos processos de admissão em colleges/universidades.

  Paises oferecidos pela Intercâmbio Global em parceria com a FYI:

Idioma inglês:

África do Sul

Austrália

Canadá

Escócia

Estados Unidos

Inglaterra

Irlanda

Nova Zelândia


Idioma francês:

Bélgica

França

Canadá


Idioma alemão:

Alemanha

Áustria

Suíça


Idioma espanhol:

Argentina

Chile

Costa Rica

Equador

Espanha

México


Idiomas diversos:

China

Finlândia

Holanda

Itália

Japão

Noruega

Rússia

Suécia

Tailândia

Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores

Selos:

Institucional

Promoções

Fale Conosco

2015 Intercâmbio Global - CNPJ: 51.201.713/0001-54

intercambio@intercambioglobal.com.br (011) 3149-8199